Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026

#VaiDarCerto com otimismo e ação.

A pandemia da COVID-19 fez as empresas se mobilizarem ainda mais pela saúde dos colaboradores e no apoio às comunidades mais vulneráveis.
E nós da Cimento Apodi, cada vez mais comprometidos em fazer a nossa parte no combate à doença e na motivação de colaboradores, clientes e fornecedores, apoiamos o movimento #VaiDarCerto, que nasceu de uma frase falada pelo médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, ao fim de vídeos nas redes sociais relatando os dados da coorperativa de médicos da capital e alertando para os cuidados sanitários. No fim de cada transmissão, o médico faz questão de terminar positivamente, despertando a esperança no combate à COVID-19 e dizendo: “Vai dar certo!”.

“Resolvemos aderir a essa corrente positiva por acreditar que podemos levar essa mensagem de otimismo por meio das ações que estamos desenvolvendo, como a intensificação das medidas de prevenção para colaboradores e comunidade e implantação de protocolos mais rigorosos que estão sendo adotados dentro e fora da empresa. Para isso, realizamos uma testagem em massa para os colaboradores e disponibilizamos um app para acompanhar o estado de saúde de todos eles”, diz Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi.

Medidas

O APP Apodi Saúde está disponível para IOS e android e é monitorado pela área de Saúde/Segurança, que entra em ação diante de qualquer suspeita de caso de COVID-19, abordando o colaborador com o acolhimento necessário para o tratamento e o afastamento de seu posto de trabalho. Em caráter preventivo, uma testagem em massa foi realizada em março e teve como finalidade identificar colaboradores com padrão de exame alterado, para seu devido acompanhamento e tratamento.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os colaboradores estão recebendo máscaras e as instruções necessárias para a prevenção da doença nos canais internos de comunicação. A empresa disponibiliza ainda álcool gel por todas as unidades, demarca o distanciamento seguro nas áreas de circulação, afere a temperatura corporal dos colaboradores, reforça a higienização das áreas administrativas e coletivas, além dos ônibus que fazem o transporte dos trabalhadores. Todos os colaboradores que são do grupo de risco foram afastados e os que podem realizar trabalhos administrativos à distância foram remanejados para home office.

Atuação na comunidade

Em 2020, outras iniciativas relevantes da Cimento Apodi em benefício da comunidade e áreas de saúde dos municípios foram as doações de R$ 50 mil ao fundo financeiro de combate à pandemia, criado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e de 2.500 máscaras faciais de acetato aos profissionais da saúde do Vale do Jaguaribe, viabilizadas por meio de parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Tabuleiro do Norte. Em 2021 as ações lideradas pela empresa permanecem e no início de junho, no Pecém/CE, a Cimento Apodi fez a doação de 150 cestas básicas aos moradores da comunidade do Bolso, localizada no entorno da fábrica no referido município, além de doar 80 kits de higiene para os moradores das comunidades  do Bom Sucesso e Baixa do Félix, em Quixeré/CE
Gestão dos protocolos
Uma Comissão interna foi criada com representantes de várias áreas para tratar do tema e alinhar todas as ações preventivas que estão sendo aplicadas nas unidades. Essa Comissão está desde março de 2020 em contato constante e vem trabalhando, avaliando os cenários, aplicando protocolos, tomando decisões e alinhando a comunicação, a qualquer hora e de forma permanente a prevenção do COVID-19. Além disso, são realizados DDS (DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA) ao ar livre, com espaçamento de 2 metros entre os colaboradores, com uso obrigatório de máscara para o repasse de informações importantes sobre a prevenção da doença.

Outras ações de combate ao Covid-19

– 500 postos de trabalho diretos e mais 200 indiretos foram preservados sem nenhum desligamento ou redução da jornada de trabalho/salários;
– R$ 800 mil/mensal foram investidos em benefícios para os colaboradores;
– 36% do efetivo trabalhando na modalidade home office;
– Suspensão das viagens corporativas, eventos e reuniões presenciais;
– Guia de informações sobre como as áreas têm operado e quais os novos procedimentos diante do atual cenário (disponível para todos os colaboradores);
– Divulgação nos canais de comunicação interna;
– Sinalização nas entradas dos refeitórios para facilitar o cumprimento do distanciamento seguro por parte dos colaboradores;
– Redução da quantidade de cadeiras nos refeitórios e ampliação os horários de refeição
– Comunicação com familiares através de cartas e cartilhas;