Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026

Grandes Obras

A Cimento Apodi está presente nas mais importantes obras de infraestrutura do Norte e Nordeste. Conheça aqui algumas:
BS DESIGN

A arquitetura do BS DESIGN Corporate Towers é icônica, inovadora e atemporal. Suas duas torres escalonadas foram inspiradas na vela de uma jangada. Elas são ligadas ao alto, criando um vão livre de 35 metros, permitindo liberar no térreo uma grande praça público-privada, totalmente aberta para cidade. Este conceito de quadra aberta ou 360º é uma tendência mundial e chega a Fortaleza pela primeira vez. O projeto é assinado pelo arquiteto Daniel Arruda.

O projeto do edifício valoriza cada detalhe, garantindo 360º de vista e valorizando as quatro esquinas. As calçadas são largas, com piso tátil e com rampas de acessibilidade. Espécies da flora nativa combinadas com plantas ornamentais criam cores, aromas e texturas despertando as mais variadas sensações. Com isso, o BS Design surge como um edifício único em Fortaleza, oferecendo, por exemplo, 25 elevadores, sendo que cada torre contará com 8 elevadores sociais climatizados, com sistema de antecipação de chamada e velocidade high speed de 180 metros por minuto.

O BS DESIGN atende as exigências de um edifício A+ e inovação é uma delas. Um avançado centro de supervisão predial irá controlar todos os sistemas de iluminação, alimentação elétrica, hidráulica, sistema de proteção e combate a incêndios, elevadores, segurança patrimonial e pessoal e gerenciamento energético. A concepção das áreas técnicas possibilitará constantes atualizações tecnológicas dos equipamentos de telefonia, informática, transmissão de dados e automação.

A sustentabilidade é um dos pilares do BS DESIGN, um empreendimento que está pré-certificado com LEED, o selo que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da construção sustentável. Os vidros da fachada são reflexivos de alta performance com tratamento UV, que permitem a maior incidência de luz e eliminam o calor, resultando na racionalização do uso de luz e ares-condicionados. A utilização de piso elevado no pilotis, nas áreas de circulação internas, além de previsão para piso elevado nas salas garantem total flexibilidade e baixo custo de manutenção.

Shopping RioMar

Moderno, inovador e de uma beleza arquitetônica incomparável, o RioMar Fortaleza foi totalmente planejado para ser um presente do Grupo JCPM a Fortaleza. Junto ao incrível mix de 385 lojas dos mais diversos segmentos, incluindo famosas grifes internacionais, apresenta uma das maiores e melhores estruturas de Shopping Center do país. Fácil acesso, amplo estacionamento, incomparável conforto, excelência no atendimento e grandes marcas comprovam o que o RioMar Fortaleza oferece de melhor: momentos inesquecíveis para toda a família.

Inaugurado em 29 de outubro de 2014, o RioMar Fortaleza é o maior shopping do Ceará em ABL, com 93.000 m² e o 8º maior do Brasil. O empreendimento inclui, além do RioMar Shopping, uma torre empresarial própria, um complexo residencial, empresarial e de turismo em seu terreno. No seu hall estão âncoras e megalojas como C&A, Renner, Riachuelo, Centauro, Cinépolis, G. Barbosa, Le Biscuit, Livraria Leitura, Lojas Americanas, Mercadinhos São Luiz, R2 Academia, Ri Happy, Tok & Stok, Zara, Camicado, Casas Bahia, Kalunga, Laser Eletro, Luigi Bertolli, Magazine Luiza, Nagem, PB Kids, Polishop, Rabelo, Ricardo Eletro, Sapataria Nova, TNG, Zara Home e Zenir.

Em seu interior, também está o Teatro RioMar, com capacidade para 900 espectadores, e 10 salas de cinema da rede Cinépolis, dentre elas uma com tecnologia 4DX e outra Macro XE, além de 3 salas vips, as únicas do Estado. Projetado a partir de premissas sustentáveis, a arquitetura sofisticada marca um novo conceito de Shopping, com corredores largos, espaços de convivência e domus de vidros que permitem a iluminação natural. O RioMar Fortaleza é o terceiro da marca, após o RioMar Recife e RioMar Aracaju.

ARENA CASTELÃO

O Estádio Governador Plácido Castelo , também conhecido como Castelão ou Gigante da Boa Vista, é um estádio de futebol inaugurado em 11 de novembro de 1973 em Fortaleza, Ceará, Brasil, com capacidade máxima de 63.903 espectadores. O estádio é propriedade do Governo do Estado do Ceará e é sede do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube. Seu nome formal homenageia Plácido Aderaldo Castelo, que foi governador do Ceará de 12 de setembro de 1966 a 15 de março de 1971, e foi um dos líderes na construção do estádio.

O Castelão foi construído de 1969 a 1973 e foi inaugurado em 11 de novembro daquele ano.

Em maio de 2000, o governo do estado do Ceará iniciou a reforma do estádio. As reformas foram divididas em três etapas, iniciadas em 16 de maio de 2001. A primeira etapa consistiu na recuperação das valas e dos entroncamentos das arquibancadas, além da recuperação dos muros baixos. A segunda etapa da reforma teve início em 20 de julho de 2001 e consistiu na recuperação e reforço da estrutura física do estádio. A terceira etapa consistiu na recuperação das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e eletrônicas.

A partida inaugural foi disputada em 11 de novembro de 1973, quando Ceará e Fortaleza empataram em 0 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado em 18 de novembro de 1973 pelo cearense Erandy, quando o cearense venceu o Vitória por 1 a 0.

A partida reinaugurada foi disputada em 23 de março de 2002, quando a Seleção Brasileira venceu a Seleção Iugoslava por 1-0. O primeiro gol do estádio após a reinauguração foi marcado pelo brasileiro Luizão. O recorde de público do estádio atualmente é de 118.496, estabelecido em 27 de agosto de 1980, quando a seleção do Brasil venceu a seleção do Uruguai por 1-0.

O Estádio Castelão sediou 3 jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 : dois jogos da primeira fase e uma das semifinais.

TransposiçÃo do Rio São Francisco

O Rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico” é o maior rio totalmente nacional e um dos mais importantes rios do país, especialmente para a Região Nordeste. Com uma riqueza econômica, cultural e social, o rio São Francisco perpassa seis estados do Brasil e conta com diversos afluentes e juntos constituem a Bacia do Rio São Francisco.

O Rio São Francisco abrange a maior parte do semiárido nordestino, além de banhar os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Alcança cerca de 507 municípios onde vivem aproximadamente 13 milhões de pessoas, como Penedo (AL) , Pirapora (MG), Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Três Marias (MG), entre outros.

É um rio perene, ou seja, não desaparece no período da seca e possui, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 2.700 km de extensão, equivalendo a 8% do território brasileiro. O rio São Francisco drena uma área de aproximadamente 641.000 km2 com uma vazão média por segundo de 2.846 metros cúbicos de acordo com a Agência Nacional das Águas.

O Rio São Francisco é de extrema importância para o abastecimento de água das regiões Nordeste e Sudeste, sendo considerado um dos fatores essenciais de desenvolvimento, principalmente, do Nordeste brasileiro. Por localizar-se no semiárido nordestino, o rio é uma das poucas fontes de água da região.
Muitas famílias e pescadores tiram do rio seu sustento. Em suas margens, desenvolvem-se a agricultura e a pecuária. A vegetação local e a disponibilidade de minérios também são fatores relevantes na importância desse curso d’água.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), as suas margens são consideradas um grande pomar. Diversas frutas são cultivadas na área do rio, onde foram instaladas grandes empresas. São cultivadas frutas, como mamão, manga e melancia, que abastecem o mercado interno e externo.

O Rio São Francisco também é utilizado para a geração de energia. Grandes usinas hidrelétricas, como Xingó e Sobradinho, utilizam a força de suas águas para geração de eletricidade. A energia gerada abastece a região Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.