Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026

Grandes Obras

A Cimento Apodi está presente nas mais importantes obras de infraestrutura do Norte e Nordeste.

Grandes obras fazem parte do desenvolvimento do Brasil, em especial da região Nordeste, e temos orgulho de dizer que a Cimento Apodi teve participação nesse processo por meio do fornecimento de produtos de qualidade.

Nossos materiais estão presentes em grandes obras do Norte e do Nordeste do País. Conheça abaixo as principais:

BS DESIGN

Considerado o primeiro edifício A+ do Nordeste, o BS Design Corporate Towers foi idealizado pelo arquiteto Daniel Arruda e conta com uma arquitetura icônica, inovadora e atemporal.

De acordo com o profissional, as duas torres escalonadas do edifício foram inspiradas em velas de jangadas e estão ligadas no topo, o que cria um vão livre de 35 metros.

O conceito de quadra aberta ou 360º é uma das principais tendências internacionais quando o assunto é arquitetura e, com a construção do BS Design Corporate Towers, chega em Fortaleza, capital do Ceará.

O projeto do edifício faz parte da lista de grandes obras porque pensa em cada detalhe. O espaço é, além de uma referência arquitetônica, destaque em acessibilidade, uma vez que apresenta calçadas largas, piso tátil e rampas de acesso.

bs design corporate towers, em fortaleza, no ceará, um ícone da arquitetura

A combinação entre natureza e urbanização também está presente no BS Design Towers, especialmente por meio da utilização de espécies da flora nativa e de plantas ornamentais na decoração do espaço.

Todas essas características fazem com que o edifício seja, além de uma das grandes obras do Nordeste, um edifício único em Fortaleza. Conheça abaixo alguns dos diferenciais do espaço:

  • Elevadores sociais com sistema de geração de energia regenerativa KERS;
  • Área de coleta seletiva em cada pavimento;
  • Automatização de iluminação em áreas comuns;
  • Elevadores com acessibilidade aos usuários com necessidades especiais;
  • Vagas com tamanho maior do que o padrão;
  • Sky lounge ambientado, sendo parte com cobertura móvel;
  • Heliponto com sala VIP;
  • Dois elevadores de acesso do 2º subsolo ao térreo;
  • Sistema de extração de fumaça em todos os pavimentos;
  • Centro de supervisão predial que permite controlar os sistemas de iluminação, de alimentação elétrica e de alimentação hidráulica, além dos sistemas de proteção e combate a incêndios, elevadores e segurança patrimonial/pessoal.

O BS Design é uma das grandes obras do Nordeste porque atende às exigências de um edifício A+ e, como você pôde notar, a inovação é uma delas. Isso pode ser percebido por meio da utilização de um moderno centro de supervisão predial.

Além disso, é necessário considerar que a sustentabilidade é um dos pilares de construção e de funcionamento do empreendimento. O BS Design é pré-certificado com LEED, selo que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da construção sustentável.

A utilização de vidros reflexivos na fachada, que permitem uma alta performance com tratamento UV, é um dos exemplos da sustentabilidade no empreendimento.

O BS Design Corporate Towers está localizado na avenida Desembargador Moreira, número 1.300, no Aldeota, em Fortaleza – Ceará.

shopping riomar, inaugurado em 2014 em fortaleza, no ceará
Shopping RioMar

O Shopping Riomar também integra a lista de grandes obras das quais temos orgulho de ter feito parte. Inaugurado em outubro de 2014, o shopping é moderno, inovador e possui uma beleza arquitetônica incomparável.

O empreendimento foi planejado para ser um presente do Grupo JCPM para Fortaleza, uma das principais capitais do Nordeste. Com mais de 320 mil metros quadrados de área construída, conta, atualmente, com 385 lojas, cinema, teatro, praça de alimentação, espaço gourmet, parque de diversões e muito mais.

Isso faz com que o Shopping Riomar apresente uma das melhores e mais completas estruturas de shopping center de todo o Brasil. Dessa forma, oferece aos visitantes um novo conceito e, é claro, momentos inesquecíveis.

É válido ressaltar que o empreendimento é uma das grandes obras do Nordeste porque é o maior shopping do Ceará em ABL (Área Bruta Locável) e o oitavo maior do Brasil.

Estão presentes em seu interior lojas âncora e megalojas de grandes marcas, como C&A, Renner, Centauro, Lojas Americanas, Le Biscuit, Tok & Stock, Casa Brasil, Magazine Luiza e muitas outras. O Shopping também abriga, em seu interior, o Teatro Riomar, que tem capacidade para 900 espectadores.

E o lazer fica ainda mais completo com as 10 salas de cinema da rede Cinépolis. Projetado a partir de premissas sustentáveis, a arquitetura sofisticada marca um novo conceito de shopping, com corredores largos, espaços de convivência e domus de vidro de permitem a iluminação natural.

ARENA CASTELÃO

Conhecido como Arena Castelão ou simplesmente Castelão, o Estádio Governador Plácido Castelo não poderia ficar de fora da lista de grandes obras das quais a Cimento Apodi fez parte.

Inaugurado em 1973 em Fortaleza, capital do Ceará, o estádio está entre os 60 maiores estádios de todo o mundo e, atualmente, possui capacidade para até 63.903 espectadores.

A Arena Castelão é o maior estádio das regiões Norte e Nordeste e o quarto maior de todo o Brasil. Além disso, é válido ressaltar que foi o primeiro estádio de toda a América do Sul a receber a certificação ambiental LEED.

Sua denominação da arena homenageia o governador Plácido Aderaldo Castelo, que governou o estado do Ceará de 1966 a 1971 e foi responsável por planejar e organizar a construção do estádio.

arena castelão, estádio construído em 1973, em fortaleza, no ceará

O Castelão é propriedade do Governo do Estado do Ceará e é a sede do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube.

Após ser reformado em 2002, o estádio passou por uma remodelação total em 2012, em decorrência da Copa do Mundo da Fifa, que aconteceu em 2014 no Brasil. No evento, a Arena Castelão recebeu seis jogos, sendo dois deles da Seleção Brasileira.

O estádio já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como a recepção do Papa João Paulo II em 1980 e a Copa das Confederações de 2013. Além disso, teve seu espaço utilizado como centro de treinamento para as Olimpíadas de 2016.

Atualmente, a Arena Castelão recebe visitas de segunda a sexta-feira, mediante agendamento por telefone ou por meio do e-mail visitaguiada@arenacastelao.com.

obra de transposição do rio são francisco, o maior rio totalmente nacional
TransposiçÃo do Rio São Francisco

Por fim, temos orgulho de mencionar que nossos produtos estiveram presentes em mais uma das grandes obras do Brasil: a transposição do Rio São Francisco.

Apelidado de “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente nacional e, por isso, um dos mais importantes para o País, especialmente para a região Nordeste.

O rio é, também, um dos mais importantes cursos de água de toda a América do Sul e, no Brasil, passa por cinco estados e 521 municípios, tendo sua nascente geográfica no município de Medeiros, em Minas Gerais, e sua nascente histórica na Serra da Canastra, no município de São Roque, também em Minas Gerais.

O Rio São Francisco abrange a maior parte da região semiárida do Nordeste, além de banhar os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Seu comprimento, que é medido a partir de sua nascente histórica, é de 2.814 quilômetros, mas este alcança 2.863 quilômetros ao considerar o comprimento desde sua nascente geográfica.

Apesar disso, é necessário considerar que a Bacia do Rio São Francisco, sua bacia hidrográfica, possui uma área de, aproximadamente, 641 mil quilômetros quadrados.

O Rio São Francisco é de extrema importância para o abastecimento de água das regiões Norte e Nordeste. Além disso, sua presença é considerada fundamental para o desenvolvimento dos locais, especialmente os situados no Nordeste brasileiro. Isso porque, ao estar localizado no semiárido, é uma das únicas fontes de água da região.

O Velho Chico é fonte de vida para muitos moradores da região, que utilizam suas águas para pescar e, assim, para tirar o sustento de suas famílias. Suas margens abrigam o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, especialmente da modalidade familiar.

O Rio São Francisco é, também, utilizado para a geração de energia. Isso porque grandes usinas hidrelétricas, como Xingó, estão localizadas na região para a geração de eletricidade a partir da força de suas águas.

Diante de tamanha importância, o Governo Federal brasileiro propôs o projeto de transposição do Rio São Francisco, que determina o deslocamento de parte das águas do rio. O projeto é denominado Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

A obra de transposição do Rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos ao longo do território dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O principal objetivo da transposição do Velho Chico é irrigar a região Nordeste e semiárida do Brasil, para levar mais água e, assim, melhores condições e qualidade de vida aos moradores.