Scroll Top
Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026
o pacto global da onu é composto por 10 princípios para transformar o mundo

O Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo com 80 redes locais em 160 países. O seu objetivo é engajar o setor privado no desenvolvimento de ações que contribuam para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Cimento Apodi acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, dos 10 princípios do pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros, em quase 80 redes locais de 160 países. A rede Brasil é atualmente a maior das Américas com mais de 800 membros. Ao integrar o Pacto Global, a Cimento Apodi compromete-se a reportar, a cada dois anos, o seu progresso em relação aos 10 princípios.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Cimento Apodi, Maurício Ferreira, ao integrar o Pacto Global, a Cimento Apodi avançará nas suas discussões e práticas em sustentabilidade. O ingresso no Pacto permitirá também a participação da empresa em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de água, alimentos, agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima – além de seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que compõem a Agenda 2030 como parte de um plano de ação para erradicar, até esse ano, a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

“Na Cimento Apodi, definimos oito ODSs como prioritários, os quais acreditamos ter mais impactos positivos ou negativos, que são Educação de Qualidade (objetivo 4), Energia Limpa e Acessível (7), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo e Produção Responsáveis (12), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13) e Parcerias e Meios de Implementação (17). No Relatório de Sustentabilidade publicado em julho de 2020, a Cimento Apodi detalha como as iniciativas da empresa contribuem para esses objetivos. Tudo está disponível em http://www.cimentoapodi.com.br “, salienta Maurício Ferreira.

Conheça os 10 princípios do Pacto Global –

• DIREITOS HUMANOS

1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;

• TRABALHO

3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5) A abolição efetiva do trabalho infantil; 6) Eliminar a discriminação no emprego.

• MEIO AMBIENTE

7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

• ANTICORRUPÇÃO

10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Saiba mais sobre o Pacto Global em www.pactoglobal.org.br

teste
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.